quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Alguns Truques da Dona de Casa

Image and video hosting by TinyPic

Eis a forma mais indicada para ter sempre limpo o seu Microondas;

Limpando Forno de Microondas;

-Nunca utilize produtos abrasivos, removedores ou detergentes comuns para limpar o microondas.
-Limpe imediatamente qualquer liquido ou alimento derramado dentro do forno.
-Internamente use somente um pano húmido com sabão ou detergente neutro.
-Para limpeza do compartimento e porta, use pano com água e sabão neutro, em seguida limpe com um pano húmido e por fim pano seco.
-O painel de controle deve ser limpo apenas com um pano seco.
-O vidro da porta apenas com sabão neutro.

Food

Alguns truques para o nosso dia a dia;

Remover odores;

Junte 1 chávena de chá,de água e 2 fatias de limão num recipiente que vá ao microondas.
Aqueça por 2 minutos na potência alta.
Quando o vapor assentar, limpe com um pano macio.

Repelente de Traças;

Todos conhecem o capim limão, também conhecido por chá-de-estrada, capim-cheiroso, capim-cidreira.

Atenção! Muita gente confunde o capim-limão com a erva-cidreira. De facto as duas espécies têm uma substância em comum, o citral, responsável pelo aroma. Mas são diferentes, até no visual. As folhas do capim limão são finas e compridas e as da erva cidreira, são gordinhas.
Ele cresce em moitas que alcançam de 60 a 80 cm de altura. Suas folhas são finas, ponteagudas,ásperas e cortantes.
O aroma da planta é cítrico, muito parecido com o do limão. Insectos, como a traça, odeiam este cheiro. Por isso, além de deixar o ambiente perfumado, os sachês recheados de folhas picadas servem como repelente.

Como fazer o sachê?

Corte as folhas frescas, ponha-as em saquinhos e espalhe-os em gavetas e armários. Quando ficarem secas e sem cheiro, será hora de trocar o recheio.


Food

Outros Truques Para a Dona de Casa;

- Evite o aparecimento de insectos e de bolor nos grãos guardados por algum tempo. Coloque entre eles um dente de alho com casca.
- Para tirar cheiro de alho das mãos, esfregue pó de café usado nelas, lavando-as em seguida, sem esfregar uma mão na outra.
- Para conservar o aroma do café, junte um pouco de açúcar no pó e guarde-o na geladeira, num pote bem fehado.
- Para o torresmo ficar gostoso, coloque sobre eles 1 colher ( sopa ) de vinagre. Misture bem e frite em óleo bem quente. Quando estiverem dourados, respingue aguardente ( pinga ). Cuidado para não por fogo na casa e não se queimar.
- Se voce se queimou com respingos de gordura, passe no local essência de baunilha, alivia a dor rapidamente.
- Para descongelar rápidamente a geladeira, desligue na tomada ou no termostato. Numa das prateleiras, coloque uma vasilha de água quente, feche a porta e aguarde um pouco.


Food

Mais Truques Domésticos;

-Para evitar que as roupas lavadas com cloro ou água sanitária fiquem com aquele cheiro característico, coloque na água de enxague algumas pitadas de sal e o cheiro some na hora.

-Para recuperar os biscoitos amanhecidos, leve-os, lado a lado, ao forno quente por alguns minutos ou no microondas por 30 segundos, na potência alta. Ficarão fresquinhos como novos.

-Para remover manchas em tapetes, use creme de barbear. Faça espuma com o creme, porque a espuma é um bom removedor e age instantaneamente. Lave em seguida com pano úmido e depois seque.

-Para retirar manchas de suor das roupas, deixe-as de molho em água morna e vinagre. As manchas somem num instante.

-Para o detergente ficar mais eficiente, coloque algumas gotas de vinagre na garrafinha. Misture bem. Além de tudo é uma baita economia, porque pode comprar um detergente mais barato e assim potencializar seus efeitos.

-Microondas sem odores, é só colocar uma tigela com água e algumas folhas de louro, ligue na potencia alta e deixe ferver. Fervido, desligue o microondas e deixe a tigela descansar no interior do microondas por 10 minutos


Food

Algumas maneiras de limpar as suas roupas,sem gastar em diversos produtos,que além de caros muitas vezes nos causam alergias.

Preparado Para Desencardir Roupas;

4 litros de água
1/2 kg de sabão em pó
1kg de bórax ou ácido bórico ( compra-se em farmácias )

Leve a água ao fogo, quando estiver quente, junte o sabão em pó e mexa até dissolver. Acrescente o ácido bórico ou bórax, mexa também até misturar tudo ( Não há necessidade de ferver a água ). Espere esfriar, distribua em garrafas com tampa e guarde.
Quantidade para uso : para o tanque - 1 xícara ( chá ) bem cheia
para a máquina de lavar - 3/4 de xícara ( chá )
Este é um ótimo preparado para se ter em casa, para lavar roupas sujas ou para clareá-las.
Faça um teste, se a roupa for de cor.
Serve para qualquer tipo de tecido.

Manchas de Mostarda;

Numa xícara de chá, coloque 2 dedos de vinagre branco e complete o restante da xícara com água e misture bem.
Pingue esta misture sobre a mancha e deixe agir no máximo 1 minuto (é bem rápido).
Absorva o liquido da mancha com uma toalha de papel branca ou pano branco.
Depois lave normalmente.


Food

Conheça os Produtos de Limpeza;

Produtos industrializados: ingredientes básicos + um monte de produtos químicos + embalagens coloridas para te atrair + gastos com propagandas para te convencer + energia para produzir + combustível para transportá-los até você = POLUIÇÃO.
Quanto mais sofisticado é o produto, maior é o processo descrito acima.
Que tal fabricar seus próprios produtos de limpeza? Veja algumas receitas simples;

Detergente Ecológico;

Ingredientes:
Um pedaço de sabão de coco neutro,
Dois limões e quatro colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável)

Preparo;
Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida,esprema os limões. Por último, despeje amoníaco e misture bem.
Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similare comerciais. Você obterá seis litros de um detergente que limpa, não polui, cujo valor económico é incomparavelmente menor do que o do similar industrializado.

Detergente Ecológico Multiuso;

Ingredientes;
Água
Vinagre
Amônia líquida (amoníaco),
Bicarbonato de sódio e ácido bórico.

Preparo;
Num litro de água morna (cerca de 45º C), coloque uma colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa de amoníaco,uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de bórax ou ácido bórico.

-Utilize em qualquer tipo de limpeza, em substituição aos multiusos convencionais.

-Como qualquer produto de limpeza convencional, mantenha os detergentes ecológicos fora do alcance de crianças e animais domésticos.


Food

Outro Substituto para o Detergente;

Detergentes comerciais são projectados para produzirem espuma desnecessária. Substitua-os por sabão dissolvido previamente em água quente.

Limpando Janelas e Espelhos;

Para limpeza de rotina, use três colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velhos.

Para Limpar e Desodorizar Carpetes e Tapetes;

Misture duas partes de fubá com uma parte de borax. Pulverize generosamente, deixe descansar por uma hora e aspire. Uma desodorização rápida pode ser obtida pulverizando-se o carpete com bicarbonato e aspirando logo a seguir.

Para Amaciar suas Roupas;
Adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato durante o enxágue.

Limpando o Banheiro;

A maioria dos produtos de limpeza traz mais problemas que benefícios por conter cloro, substância extremamente irritante aos olhos, nariz e pele. Para limpeza geral de banheiros, use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Para limpar bacias, aplique uma pasta de borax e suco de limão. Deixe por algumas horas e dê descarga. Ou utilize uma solução forte de vinagre.

Para Limpar Vidros e Tirar Gordura;

Use uma solução de vinagre ou limão diluidos em água.

Para Limpar o Forno;

Basta uma solução de água quente com bicarbonato de sódio, que deve ser passada com um pano fino.

No Lugar da Naftalina;

A naftalina afecta o fígado e os rins, utilize sachês com flores de lavanda em seu lugar.

Desodorante de Ambiente;

Pode ser substituído por uma solução de ervas com vinagre ou suco de limão.
Além de gastar menos dinheiro, você vai estar evitando produtos responsáveis pelo aumento de doenças respiratórias e alergias.

Outro Limpador para Janelas;

Misture ½ xícara de álcool, 2 xícaras de água e uma colher de sopa de amoníaco. Coloque luvas e aplique a solução com um pedaço de pano.

Limpador para Pisos de Cerâmica;

Misture no seu balde de limpeza, aproximadamente 3,5 litros de água com ¾ de xícara de vinagre branco e ½ xícara de amoníaco. Lave o piso como de costume.

Janelas e Esquadrias de Alumínio;

Para manter janelas e esquadrias de alumínio sempre brilhando como novas, é só limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Em seguida é só passar um pano macio ou flanela.


Food

Sem comentários:

Enviar um comentário