segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Como Praticar Exercício Físico Gratuitamente

Dicas

Não precisa muito dinheiro em inscrições de ginásio e equipamento topo de gama para praticar exercício físico e manter-se em boa forma física.Estas simples actividades são prova disso;

1-Caminhar. Uma das formas mais eficazes e económicas de praticar exercício físico é simplesmente caminhar. Precisa apenas de um par de sapatos confortáveis e algum tempo livre; de manhã para começar bem o dia, à hora do almoço para espairecer, depois do jantar para facilitar a digestão, quando levar o cão para passear, se precisar de ir comprar pão (ou outra coisa qualquer ao supermercado), na praia ou no campo.

2-Correr. Se prefere algo um pouco mais acelerado do que caminhar, então aumente o ritmo – dos pés e cardíaco – e dedique-se ao jogging. Uma excelente maneira de se manter em forma, pode ser praticada a qualquer hora do dia e não precisa mais do que aquilo que provavelmente já tem em casa: sapatilhas, roupa desportiva e um MP3 recheado de músicas mexidas!Também existem equipamentos que pode ter em casa e fazer esses exercícios...

3-Subir escadas. Não precisa de pagar aulas de step para desfrutar dos benefícios dessa actividade – basta subir e descer as escadas de casa, do seu prédio ou do escritório para uma sessão de treino energizante. Repita todos os dias e em todos os locais onde possa trocar o elevador pelas escadas – as suas pernas agradecem!

4-Nadar. Mora perto do mar ou tem fácil acesso a uma piscina? Então vista o fato de banho e lance-se à água para umas boas braçadas de exercício físico. Para além de trabalhar todo o corpo, o contacto com a água é muito tranquilizador, ideal para dissipar todo o stress acumulado.

5-Andar de bicicleta. Quem não tem uma bicicleta guardada na garagem, pronta para ir dar umas voltas? O ciclismo é uma excelente maneira de se manter em forma, enquanto passeia, podendo escolher um itinerário e uma paisagem diferente todos os dias. A verdade é que muitas cidades já disponibilizam ciclovias, que asseguram a segurança dos amantes das duas rodas. Para além de ser uma ótima maneira de poupar combustível e o meio ambiente, é uma excelente alternativa para quem procura uma forma divertida e gratuita de praticar exercício físico.

6-Brincar com as crianças. Liberte a criança que há em si e entregue-se às brincadeiras dos seus filhos ou sobrinhos – corra, salte, brinque às escondidas ou à bola! Só o facto de tentar acompanhar a energia incessante da pequenada já vai aumentar o seu ritmo cardíaco, ao mesmo tempo que passa tempo de qualidade com quem mais gosta.

7-Jardinagem. Pode não parecer mas todos os movimentos efetuados na prática de jardinagem podem ser considerados exercício físico – levantar-se, baixar-se, sentar-se, pôr-se de cócoras, ir buscar isto ou aquilo, semear, arrancar ervas daninhas, aparar arbustos, cortar a relva (de preferência com um cortador manual para poupar energia) e limpar o jardim vão pôr todos os músculos a mexerem-se.Faça como eu,aproveitando o ar livre, junta o útil ao agradável!

8-Faça parte da equipa. Não gosta de praticar exercício físico sozinho, mas não quer gastar dinheiro num ginásio? Integre uma equipa e pratique um desporto coletivo – basta juntar uns amigos para jogar uma partida de futebol ou basquetebol, tornando isso um hábito semanal. Prefere menos gente? Só precisa de mais uma pessoa para jogar uma divertida e enérgica partida de ténis.

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