quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Como Cuidar das Suas Plantas

Dicas



Nem sempre sabemos como cuidar das nossas plantas em casa, por vezes começam a morrer sem percebermos o porquê... eis aqui algumas dicas para cuidar melhor delas;

- Coloque-a num local fresco e bem iluminado, evitando lugares com exposição directa ao ar condicionado, de preferência onde possa captar sol essencial à sua vitalidade e longevidade.(Mas atenção,nem todas gostam de Sol...) Igualmente importante é o estado da terra, que deve manter sempre húmida,mas não encharcada!!!

- A água que em ferve os ovos e a água que se desprende do peixe congelado são óptimos adubos para as plantas pois contém sais minerais.

- Deixe as plantas em cima de tijolos molhados, pois absorvem naturalmente a água de que necessitam.

- Para as rosas,das suas jarras, durarem mais tempo (de 8 a 10 dias), coloque na água uma colher de bicarbonato de sódio (uma colher de sopa para cada litro de água). Se os botões estiverem muito fechados, colocar um pouco de açúcar no vaso para abri-los. Se as rosas murcharem, cortar outra vez os pés em baixo de água e mergulhar totalmente as flores num recipiente com água morna por 45 minutos.

- Use um conservante floral industrializado ou improvisado (no caso de rosas, um pouquinho de açúcar dentro da água).

- Para as flores durarem mais nos vasos, cortar um pedaço do cabo todos os dias, e pôr água gelada nos vasos.

- Para deixar as folhas grandes lustrosas, passar um pano com uma mistura de leite e água em partes iguais,também é bom cerveja.

- Manter as flores em local fresco, longe de electrodomésticos, luz solar directa e ventos quentes ou frios.

- O motivo do envelhecimento rápido das plantas é a desidratação. Por isso, ao podar o caule, procurar fazer um corte recto e com as pontas imersas na água. Esse processo evita a entrada de ar nas células do caule e o consequente bloqueio da absorção de água e nutrientes.

- A troca diária de água, o uso de vinagre ou aspirina (cuidado o excesso pode prejudicar!!!) impedem que as flores murchem pela acção das bactérias. Borrife as plantas para mantê-las frescas e hidratadas,especialmente os fetos e plantas da zona Tropical.

Sem comentários:

Enviar um comentário