quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Alimentos Que Combatem o Câncer da Mama

Dicas

Pequenas mudanças na rotina trazem vários benefícios para a saúde feminina e podem combater diversas doenças. E essa transformação pode começar pelos seus hábitos alimentares. Estudos comprovam que seguir uma dieta equilibrada com alimentos que possuem propriedades anticancerígenas ajuda a prevenir o Câncer da mama, a doença que mais mata mulheres no Mundo.
O cardápio da alimentação para combater o Câncer da mama é variado e traz alimentos que além de saudáveis são também saborosos. O ideal é ter um dieta equilibrada e rica em fontes de proteínas magras, laticínios com baixo teor de gordura, peixes, queijos magros, grãos e muitas frutas, verduras e legumes.
O consumo da soja é muito importante para evitar o Câncer da mama. As propriedades deste grão são ligadas à isoflavona, um componente químico que imita a atuação do estrogénio, hormónio feminino responsável por prolongar o ciclo menstrual. Quanto menos ciclos menstruais a mulher tiver ao longo da vida, menor a chance de desenvolver o câncer de mama.
Sempre que possível, inclua no prato couve-flor, repolho, couve e principalmente brócolis. São os chamados alimentos crucíferos, que apresentam grande quantidade de sulforafano, um composto que estimula as enzimas protetoras do organismo e elimina as substâncias químicas causadoras do câncer.
O azeite de oliva extra-virgem também se destaca na lista dos alimentos que combatem o Câncer da mama. Os antioxidantes contidos no azeite ajudam a evitar a degradação das células e diminuem a incidência de formação de tumores. O recomendado é consumir duas colheres de azeite por dia.
Consuma alho nas suas receitas pelo menos uma vez por semana. Os componentes presentes no alho fresco ajudam a impedir a formação de substâncias cancerígenas e só trazem benefícios para a saúde.
O feijão e lentilha também têm o efeito de inibir a chegada de compostos cancerígenos às células. Consuma estes alimentos em saladas, ensopados ou complementando qualquer outra refeição.
Incremente suas receitas com nozes, elas possuem nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios que impedem o desenvolvimento do câncer de mama. Para aproveitar seus benefícios, o ideal é consumir até 28 gramas de nozes por dia.
Além de saber quais alimentos evitam o Câncer da mama e não podem faltar na dieta, é preciso saber também quais devem ser consumidos de forma moderada. É o caso das gorduras de origem animal, carnes vermelhas, queijos e seus derivados e alimentos com muitos conservantes. O consumo do álcool em excesso e o hábito do cigarro são altamente prejudiciais à saúde e estão associados ao aumento do risco do surgimento do Câncer de mama, por isso contente-se com o consumo mínimo ou evite essas substâncias.

Sem comentários:

Enviar um comentário