quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A Vida Como Era…e Como é;

Dicas

Vivemos tempos de grandes mudanças que adotamos sem nos apercebermos muito bem da diferença que fazem nas nossas vidas.Inovações que nem os melhores autores de ficção cientifica imaginariam,mas que hoje assumimos como básicas.Vamos lembrar algumas…

Antes;As pessoas faziam as contas com papel e lápis,escreviam cartas ou enviavam telegramas,ouviam rádio para saber dos últimos acontecimentos e passar o tempo,e ninguém sonhava com a possibildade de existirem computadores.

Hoje;Já não sabemos viver sem televisão,nem computadores…para não falar da Internet,que se começou a estender a partir de 1990 com a criação da World Wide Web por Tim Berners-Lee,daí o www que antecede quase todos os Sites.A primeira ligação a Portugal aconteceu em 1991 na Universidade de Lisboa,e em 1995 já muitos jornais e empresas tinham Sites.Hoje,tanto a Net como as Redes Sociais(Facebook,Twitter,Etc…)fazem parte do dia a dia e muita gente já não poderia viver sem elas.

Antes;Namorava-se á janela,escreviam-se mensagens em lenços que as meninas entregavam aos seus namorados,foram escritas tantas cartas de amor…

Hoje;Namora-se pelo Facebook,pelos chats e por sms.

Antes;Viajava-se de comboio ou,quando era preciso fazer viagens transatlânticas,embarcava-se no vapor sabendo que a viagem podia demorar semanas ou meses até ao Destino.

Hoje;Quase toda a gente tem um carro e há milhares de ligações aéreas por dia que permitem ir para o outro lado do Mundo em menos de 48 horas;existe um túnel que une a França a Inglaterra sob o mar e um canal liga o Oceano Atlantico e o Pacifico através do Panama.

Antes;Passar a ferro era um trabalho pesado,era preciso fazer as brasas,colocá-las no ferro e mante-las ateadas para que este se mantivesse quente.Para não falar dos ferros,que pesavam uns quantos quilos.

Hoje;Até existe um eletodomestico que seca a roupa ao mesmo tempo.Parecido com o frigorifico,basta pendurar a roupa que ela sai completamente seca e sem um vinco!!

Antes;As lavadeiras que recolhiam a roupa dos clientes e iam para os lavadouros públicos esfregar,bater e pôr a roupa a corar…e trocar noticias e rumores sobre este e aquela…Era uma profissão tão comum que se tornaram a imagem de marca de Portugal,imortalizada em inúmeras fotografias,postais,painéis de azulejos e mesmo através de filmes”A Aldeia da Roupa Branca”e do musical de Pierre Gaspard-Huit”Le Lavandiéres du Portugal”.

Hoje;Qualquer pessoa tem uma maquina de lavar roupa(e de secar)em casa e já ninguém sonha com lavar a roupa á mão exceto aquelas peças mesmo muito delicadas que nem sequer podem ir á maquina no programa das lãs.

Antes;Só tínhamos 2 canais de TV e estes só começaram a emitir regularmente a cores apartir de 1980.

Hoje;Temos 4 canais oficiais,em sinal aberto,mas desde 1992,temos mais de uma centena de canais disponíveis através de diversos serviços de televisão por cabo e prevê-se que até Abril de 2012 acabe de vez a emissão analógica para passarmos a receber o sinal de Televisão Digital Terrestre(TDT)em todo o território nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário