quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Dicas de Jardinagem

Dicas

Estacas para as plantas – Quando amarrar plantas em estacas(tutores) não utilize cordinhas de plástico, arames ou fios elétricos...use barbante, fio de sisal ou tirinhas de tecido!!!Caso contrário,as plantas crescerão, e esses materiais duros iriam causar danos ao caule e galhos.
Também pode utilizar outra planta de caule mais forte para servir de ajuda a uma plantinha mais frágil.
Como tutores, prefira sempre a madeira ou canas de bambu. Não use canos de ferro, alumínio ou plástico. Cabos de vassoura velhos são ótimos para serem usados como tutores, e ainda servirão para testar a sua terra. Se você tiver cupins no terreno, eles serão atraídos pela madeira e você logo saberá e poderá resolver o prolema. As empresas que limpam os terrenos desses insectos, enterram estacas de madeira de caixote em pontos estratégicos do terreno, para os atrair.

Forração para o fundo dos vasos – Não jogue fora os vasinhos de barro. Quebrados em pedacinhos, eles servem para forrar o fundo de vasos novos.

Marcadores Para Sementes – Você compra sementes para plantar num vaso ou para colocar no jardim – mas depois esquece o que plantou e onde. Uma boa idéia é utilizar palitos de sorvete, escrevendo nele o nome da plantinha ou da flor.

Plantas Doentes – Jamais deixe uma planta doente entre plantas sadias, pois ela vai contaminar as que estão á sua volta. Por mais que você sinta pena de perder essa planta, é preferível perder uma a perder todas. Se a planta doente estiver na terra e não em vasos, o melhor é arrancá-la e queimá-la para não contaminar outros locais. Trate a terra onde ela estava com um fungicida, revolva bem, dê um espaço de tempo para replantar e mude o tipo de planta.

Sementes – Se você comprar sementes de plantas características de um clima frio, antes de plantá-las deixe as sementes no frigorifico por 3 a 4 horas. Elas germinarão com maior rapidez.

Vasos pequenos - Se as raízes das suas plantinhas estão saindo pelo furo no fundo do vaso, coloque pedaços de barro partidos. Coloque a planta num vaso maior. Ao replantar, faça-o com boa parte do torrão de terra do vaso menor e acrescente terra nova,boa. Depois misture um pouco a terra antiga com a nova, com cuidado para não quebrar ou cortar raízes. Não use faca para fazer isso, há ferramentas específicas, ou faça com um pedacinho de madeira.

Adubo Natural - Na minha casa utilizo os restos de frutas, legumes,verduras e cascas de ovos e depois utilizamos no jardim ou na horta...é um bom adubo natural e bom para o ambiente!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário