sexta-feira, 20 de abril de 2012

Os Filhos Podem Contribuir Nas Tarefas Domésticas

Photobucket
As crianças devem aprender desde cedo,a ajudar nas tarefas Domesticas. Tanto as meninas como os meninos.Incentivar a participação dos pequenos nas tarefas é uma maneira de lhes ensinar a ter o sentido das responsabilidades e Disciplina,além de que dividir as tarefas com os pais é um treino para que as crianças se tornem mais Independentes. Imagine que está doente e não pode fazer muitas das coisas em casa...os pequenos serão bem capazes de ajudar e inclusive cozinhar,claro "debaixo de olho",para não acontecer.Tenho visto jovens e algumas prestes a casar,que nem sequer sabe fritar um ovo!!!
Claro que é importante que os pais tenham  a consciência  de oferecer às crianças tarefas que estejam de acordo com sua faixa etária, respeitando sua capacidade física e preservando sua saúde. No entanto,deve sempre deixá-la(o)evoluir,conforme ela(e)desejar,mas sempre com a sua vigilância.
Não se trata de tornar os serviços domésticos uma obrigação para os pequenos, mas fazer com que eles aprendam a conviver em família se sintam úteis  e ao mesmo tempo se divirtam,aprendendo novas coisas.
Algumas  sugestões de actividades domésticas adequadas para cada faixa etária;

Dos 2 aos 4 anos ;

Os mais novos adoram ajudar, embora muitas vezes a falta de habilidade acabe mais atrapalhando do que ajudando. Mas, a intenção é ensiná-los a criar responsabilidades desde cedo, as tarefas do Lar para crianças pequenas devem ser bem simples.
Elas podem guardar os brinquedos ou colocar a roupa suja no cesto  e ajudar a alimentar os animais de estimação,por exemplo.

Aos 5 anos;

As crianças desta idade são bastante curiosas e gostam de fazer coisas novas. Ensine o seu filho a arrumar a própria cama, ajudar a recolher os brinquedos e ocbjetos espalhados pela casa, limpar o pó e regar as plantas. Se tiver Jardim deixe-os ajudar a fazer pequenas coisas,como semear,eles adoram ver as suas plantinhas crescerem!!!

Dos 6 aos 8 anos ;

Nestas idades algumas crianças podem manter o entusiasmo em relação às tarefas Domésticas, enquanto outras já demonstram certo desinteresse por terem percebido que  ajudar a cuidar da casa não é tão divertido como parecia.
Mas é,também, uma fase em que as crianças começam a valorizar sua Independência. Portanto, uma estratégia para continuar incentivando os pequenos é ensinar tarefas que eles possam iniciar e terminar sozinhos, como dobrar e guardar as roupas limpas, arrumar a mesa, ajudar a carregar e guardar as compras e manter o quarto sempre arrumado.

Dos 9 aos 10 anos ;

As crianças já são capazes de cumprir actividades que exijam responsabilidades maiores. Os pais podem estabelecer uma rotina ou uma escala, distribuindo as actividades entre as crianças.
Além de arrumar a cama,as crianças já podem trocar os lençóis e fronhas. Elas também podem muito bem,lavar a louça e varrer o chão.

A partir de 11 anos;

Agora pré-adolescentes,os seus filhos podem cuidar dos irmãos  mais novos e participarem da rotina da casa como ajudantes na cozinha. Ensine receitas práticas e rápidas. Outra dica é pedir que eles lavem a louça, passem aspirador ou lavem o chão.

Sem comentários:

Enviar um comentário