sábado, 19 de maio de 2012

Os Beneficios do Chocolate

 
 Quem não gosta de Chocolate???
Sabia que o chocolate foi descoberto pelos Astecas,Mexico, e depois introduzido na Europa pelos Espanhóis??? Os Astecas preparavam uma bebida com especiarias chamada "Xocoatl", com grãos de cacau torrados, especiarias e mel.
O cacau também era servido como uma pasta engrossada com farinha de milho, talvez o primeiro chocolate em barra...
Foram os Jesuítas que criaram o chocolate mais refinado, adicionando o leite, tornando-se o chocolate que conhecemos actualmente e que dificilmente resistimos...
Este produto era utilizado pela Aristocracia Espanhola,apenas. No século XVII, o chocolate foi introduzido na corte Francesa pela Rainha Ana da Áustria,Infanta de Portugal e Espanha.Mas o Rei Luis XIV,o "Rei Sol" dizia que tinha um sabor pobre.
Depois o chocolate chegou à Inglaterra e a Igreja utilizava-o como alimento. Alguns médicos consideravam-no como sendo mais nutritivo que a carne bovina e a de carneiro.
Como resultado, os dias de Culto tinham um sabor adocicado e as mulheres Nobres da Sociedade consumiam uma bebida à base de chocolate durante os sermões. A popularidade do chocolate cresceu e sua versatilidade foi descoberta e levada a todos os lugares do Mundo.
Há quem  diga que o chocolate faz mal...mas como muitos alimentos,temos que o comer com moderação.O Chocolate  contem substâncias boas ao nosso organismo;

Flavonóides-antioxidantes que podem ajudar a manter o coração saudável e limitam a ação das lipoproteínas de baixa densidade. Esses flavanóides são denominados Epicatequias. Quanto mais escuro e amargo for o chocolate, maior a concentração desta substância.

Cafeína e Teofilina-quando associadas podem prevenir a formação de coágulos no sangue, que causa os ataques cardíacos e derrames.

Minerais-contém alguns minerais como ferro, potássio, cobre, magnésia, manganês e tanino.

Triptofano-contém triptofano, um aminoácido e carboidrato que favorece a síntese de serotonina (neurotransmissor que exerce efeitos sobre o sistema nervoso) fazendo com que melhore o nosso humor.

Ácidos Graxos-contem ácidos graxos saturados, geralmente são os principais responsáveis pelo aumento de colesterol no sangue. Estudos atuais evidenciaram que 34% da gordura da manteiga de cacau é composta pelo ácido graxo esteárico, que apesar de saturado não aumenta o colesterol, como as margarinas normais.

Sem comentários:

Enviar um comentário