quarta-feira, 10 de abril de 2013

Ervas Medicinais Nossas Amigas...

“Vinca Minor”(Pervinca)-Congrossa;

Em infusão,limita as regras(Menstruação) demasiado abundantes e as
Diarreias.Bochechada,estanca sangramento da Boca e do Nariz.Trata de Anginas e de Dores de Dentes.Uma pomada dela constitui bom remédio para Hemorróidas Sanguinolentas.

Partes Utilizadas;
Toda a Planta,fresca ou seca.A mesma utilização para a “Vinca Major” .No entanto é desaconselhavel a Congrossa para uso interno.

“Verbena Officinalis”-Verbena;

Em infusão acalma a Tosse e combate a Fadiga Nervosa.Acalma os espasmos Menstruais e estimula a Lactação.Em compressa,trata de Dores de Cabeça,Nevralgias e Reumatismos.

Partes Utilizadas;
A Planta inteira e seca.

Viola Odorata-Violetas de Cheiro;

Expectorante,Laxante(Raizes).Infusão de Folhas e Flores em Bochechos e Gargarejos acalma a Dor de Garganta.Utilizam-se as Raizes para acalmar Bronquites,Constipações e Tosse Convulsa,mas cuidado,provocam Vomitos em dose forte.Tem propriedades Calmantes.

Partes Utilizadas;
Flores e Folhas secas,Raizes frescas.Outras Violetas como os Amores Perfeitos(Viola Tricolor)tratam também de Afectções Cutâneas e os Reumatismos.

Origanum Vulgare-Oregão;

Sedativo,Anti-espasmódico,Caminativo e Expectorante.Em chá,efeitos Benéficos contra as Insonias,Espasmos Intestinais,Menstruais,Dor de Cabeça e Constipações.Combate  Stress e as Tonturas.O Oleo de Oregão alivia as Dores de Dentes.

Parte Utilizada;
Planta Inteira,fresca ou seca.

Lamium Album-Urtiga Branca;

E infusão,é um Remedio para as Diarreias,a Disenteria e as Hemorragias Internas.Regulariza os Periodos Menstruais,trata os Rins e Purifica o Sangue.O Banho de Pés,alivia as Ulceras e a Gota.Limpa as Chagas e Furunculos.

Partes Utilizadas;
Toda a Planta depois de seca.

Daucus Carota-Cenoura;

Diuretica,Carminativa e Estimulante.Contém Caroteno,Pró-Vitamina de Vitamina A,essencial para a vista.Remedio eficaz contra Gazes,Diarreias e Vermes Parasitas.Em forma de Cataplasma,a polpa alivia as Queimaduras,as Ulceras e os Eczemas.

Partes Utilizadas;
Raiz fresca ou em pó.

Allium Sativum-Alho;

O Sumo fresco é um bom Anti-Séptico aplicado nas Feridas.Combate a Bronquite,Constipações,Gripe,facilita a Digestão,alivia a Flatulência e a Dor de Estomago,Vermifugo.

Partes Utilizadas;
Dentes ou Sumo,extraido dos mesmos.

Fragaria Vesca-Morangueiro;

O Chá das Folhas trata das Diarreias,Dores de Estomago e Disfunções do Figado.Cataplasma de Folhas contra Ulceras e Feridas Infectadas.O Fruto rico em Vitamina C,combate os Estados Febris. Sumo fresco do fruto,utiliza-se para limpar a pele.

Partes Utilizadas;
Raizes Jovens e folhas tenras secas,Frutos.Os Morangueiros Cultivados têm menos interesse que os Silvestres.

Borago Officinalis-Borago;

Na Idade Media utilizava-se como Antidepressivo.Em Infusão Estimula os Rins e alivia a Bronquite,combate a Febre e acelera a Convalescença.Também alivia o Reumatismo.

Partes Utilizadas;
Flores e Folhas secas.

Rosmarinus Officinallis-Alecrim;

Em Infusão activa o funcionamento do Figado e dos Rins,Tónico Cardíaco,eleva a Tensão Arterial e melhora a Circulação do Sangue.Balsamo contra as Dores Musculares e Reumatismo,Cicatriza as Feridas.

Partes Utilzadas;
Folhas secas.

Melissa Officinallis-Erva Cidreira;

Em Infusão diminui a Ansiedade,alivia as Indigestões Nervosas,alivia a Dor de Cabeça,combate as Insonias e as Dores Menstruais.Bebida refrescante em caso de Constipação e Gripe acompanhadas de Febre.Alivia Catarros Cronicos.

Partes Utilizadas;
Toda a Planta,fresca ou seca,colhida antes da Floração.

Mentha x Piperita_Hortelã  Pimenta;

Em Tisana alivia a Digestão,combate o Meteorismo,as Colicas Intestinais,Nauseas e Ardores de Estomago.Alivia a Tosse,as Constipações,Ansiedade,Insonias.A Aplicação em Balsamo alivia as Dores de Cabeça e Reumatismos.

Partes Utilizadas;
Folhas frescas ou secas.

Ilex Aquifolium-Azevinho;

Uma Decoção das Folhas faz baixar a febre e combate o Catarro e a Gripe.Eficaz contra a Bronquite,a Artrite e o Reumatismo.

Partes Utilizadas;
Folhas tenras,frescas ou secas.Cuidado,as Bagas são Toxicas e Provocam fortes Vomitos!!!

Pinus Sylvestris-Pinheiro Silvestre;

Utilizado em forma de Inalações ou Infusão contra as Doenças Respiratorias,Catarro Cronico e Asma.Em Banhos combate a Fadiga,as Irritações de Pele e as Feridas Leves.Não Use Internamente.

Partes Utilizadas;
Caules jovens e Gemas pegajosas ao tacto devido á Resina,especialmente na Primavera.

Calendula officinallis-Calendula;

A Infusão alivia os Espasmos do Estomago e Intestinos.Eficaz contra a Tosse,a Asma e os Problemas do Figado.Limpa Cortes,Ulceras e Hematomas.Em forma de Gargarejos,para o Sangramento das Gengivas.

Partes Utilizadas;
Flores secas.O Sumo das Folhas pode substituir as Infusões e Limpar as Feridas.

Chamaemelum Nobile-Camomila;

Em Tisana,tem efeito Calmante,Sedativo.Apazigua a Ansiedade,a Insonia eas Nevralgias.Conservada na Boca alivia as Dores de Dentes.Alivia os Espasmos de Estomago e Menstruais.Como Cataplasma,contra Contusões e Inchaços.

Partes Utilizadas;
Flores secas.

Calluna Vulgaris-Urze;

As Folhas em Infusão tratam de Calculos Renais,aliviam Reumatismo e a Artrite.Também combate as Insonias.

Partes Utilizadas;
Espigas Florais frescas ou secas.

Lavandula Angustifolia-Alfazema;

Em Infusão alivia as Dores de Cabeça,a Flatulencia e as Colicas.Combate as Vertigens.Em uso externo(Loção)é eficaz contra Dores Musculares e Reumaticas.O Oleo de Lavanda(Alfazema) diluido na água do Banho alivia o Cansaço.

Partes Utilizadas;
Flores parcialmente abertas,frescas ou secas.

Foeniculum Vulgare-Funcho;

Em Infusão,estimula o Apetite e alivia as Colicas Intestinais.Eficaz contra Dores de Garganta,Catarro,Bronquite.Estimula a Lactação após parto.Em Banhos alivia os olhos sensiveis.

Partes Utilizadas;
Frutos.

Coriandrum Sativum-Coentros;

Os Frutos estimulam o Apetite,facilitam a Digestão e eliminam os Gases.Eficaz,também contra Diarreias e as Colicas.

Partes Utilizadas;
Frutos.

Linum Usitatissimum-Linho;

As Sementes trituradas incham nos Intestinos,estimulando  seu funcionamento.,combatendo a Obstipação.O Oleo em Cataplasma é bom para o Reumatismo e outras Inflamações.Utiliza-se também nas Constipações.Trata da Dispepsia,Gastrite e os Calculos Renais.

Rosa Canina-Rosa Canina;

Muito rica em Vitamina C,a Infusão ou o Xarope dos Frutos tratam os Calculos Renais e a Gota.Eficaz contra o Catarro e contra  Escorbuto.Alivia as Dores de Estomago e as Diarreias.

Partes Utilizadas;
Frutos,aos quais se retiram os Pêlos e as Sementes.Folhas em Infusão.

Malus Sylvestris-Macieira Brava;

As Maçãs regulam o Aparelho Digestivo,prevenindo Diarreias e Prisão de Ventre.Controlam o Colesterol,Purificam o Sangue,combatem a Gota e o Reumatismo,impedem a Formação de Calculos Renais.

Partes Utilizadas;
Fruto maduro,cru ou cozido.

Juniperus Communis-Zimbro Comum;

Os Frutos frescos ou em Infusão estimulam a Digestão e eliminam os Gases Intestinais.Contra as Doenças dos Rins,no entanto,em doses elevadas,pode produzir irritação nos Rins.Alivia o Reumatismo.
Partes Utilizadas;

Frutos,frescos ou secos.

Quercus Robur-Carvalho Comum;

A Infusão de pó da casca Alivia as Diarreias,a Disenteria,e a Dispepsia.Gargarejos contra as Infeções da Boca e da Garganta.Em uso externo,trata de Problemas Vaginais e das Hemorroidas.Banhos Oculares,Loção para Peles irritadas.

Partes Utilizadas;
Casca seca extraída dos ramos.

Petroselinum Crispum-Salsa;

A Infusão das Sementes e das Folhas,ou de Raizes,estimula os Rins e elimina os Calculos Renais,trata também da Hidropisia e da Icterícia.Facilita a Digestão e Combate o Meteorismo.Banhos Oculares.

Partes Utilizadas;
Sementes,Raizes frescas ou secas.As Folhas  contêm Vitamina C.

Rubus Fruticosus-Silva(Amoreira);

A Infusão das Folhas combate as Diarreias e os Transtornos de Estomago.A Decoção das Raizes tem efeitos mais pronunciados.Também combate a Hidropisia.Os Frutos oferecem uma ação eficaz contra Diarreias.

Partes Utilizadas;
Raizes e Folhas secas.Os Frutos são ricos em Vitamina C.

Sem comentários:

Enviar um comentário