
O Inverno está instalado, trazendo consigo os dias frios, húmidos e cheios de chuva. E, sinceramente, não há nada mais reconfortante do que ficar em casa, junto a uma lareira acesa, ouvindo o vento ou a chuva a bater lá fora.
Muita gente acha difícil acender a lareira de forma rápida e eficiente, mas o processo é mais simples do que parece. Aqui ficam algumas sugestões:
Começa por colocar carvão ou lenha na base da lareira. Depois, por cima e entre as peças maiores, encaixa pequenos ramos secos, sempre virados para cima e encostados ao fundo — assim ardem com mais facilidade. Entre esses raminhos, coloca bolas de papel (revistas ou jornais são perfeitos para aproveitar e ainda ajudar o ambiente).
Quando tudo estiver montado, basta acender as bolas de papel que estão mais em baixo. O fogo vai subir naturalmente, atingir os restantes papéis, depois os ramos, e por fim aquecer o carvão ou a lenha.
Dica extra
Se estiveres no campo, podes acrescentar algumas pinhas. Elas retêm bem o calor e queimam com intensidade depois de serem atingidas pelo fogo do papel. As pinhas passam a chama para os raminhos e estes, por sua vez, para a lenha.
É assim que faço aqui em casa. Tenho a sorte de viver no campo e, durante o outono e o inverno, a lareira ou a salamandra estão quase sempre acesas, trazendo aquele calor que abraça a alma.

Comentários
Enviar um comentário