Remoção de Manchas (Dicas Gerais)
- Absorva imediatamente o máximo possível da substância que causou a mancha usando um papel toalha. Pressione suavemente sem esfregar.
- Se a peça de roupa puder ser lavada (verifique a etiqueta), normalmente é possível remover um pouco mais da substância manchada com água morna. Pressione suavemente sem esfregar novamente. Isto não funcionará se a mancha for de óleo ou gordura pura.
- Roupas que não podem ser lavadas devem ser limpas absorvendo a substância, e o restante da limpeza deve ser deixado para profissionais de lavanderia.
- Não deixe que manchas coloridas de substâncias líquidas (como frutas, vinho, tomate) sequem. Limpe com água morna e detergente, aplique um pouco de alvejante, enxágue bem e lave com água quente antes que a peça seque novamente. Manchas de sangue devem ser enxaguadas primeiro com água fria ou morna, e depois lavadas a quente (pelo menos 60ºC). Não use alvejante.
- Se manchas de gordura forem removidas com o chamado "removedor de manchas" (mistura de diferentes solventes), quase inevitavelmente deixará uma auréola no tecido. Este efeito pode ser reduzido colocando um papel toalha muito absorvente sob a peça e trocando-o ocasionalmente. Não inale os gases dos solventes, pois podem ser perigosos.
- Após usar alvejante em uma peça, ela deve ser bem enxaguada e lavada imediatamente a 60ºC ou 90ºC, conforme as instruções na etiqueta. Isso evitará danificar a fibra e a peça não ficará amarelada.
- A lã pode parecer feltrada se for esfregada com força, especialmente quando molhada.
- Removedores de manchas podem danificar fibras sintéticas.
- Não use solventes em peças de roupa que não permitam limpeza a seco. Antes de usar solventes, teste a resistência das cores aplicando o produto em uma parte não visível da peça e observe como o tecido se comporta.
Comentários
Enviar um comentário