Como os Universitários Podem Poupar Dinheiro


Os tempos de estudante universitário são marcados por tantas experiências boas, mas também por muitas dificuldades, especialmente nos tempos que correm!!!! Como rentabilizar a sua mesada para ter dinheiro...

-Investigue todas as bolsas de estudo existentes e concorra àquelas que sejam adequadas à sua situação. No entanto, quando receber esse dinheiro resista à tentação de começar a gastá-lo impulsivamente ,em vez disso, canalize-o para o seu orçamento mensal ou crie um fundo de emergência.

-Em vez de comprar livros, peça emprestado a colegas de outros anos ou procure edições em segunda mão online.

-Embora seja sempre bom viver sozinho, partilhar uma casa com outros colegas é uma excelente forma de diminuir as despesas de renda, água, luz e gás. De todos os tipos de alojamento, as residências universitárias são as mais económicas.

-Ainda em termos de renda, saiba que quanto mais perto da universidade, mais caras são as casas.

-Informe-se junto da sua instituição financeira, qual a melhor conta para um estudante universitário e quais as principais vantagens. Resista à obtenção de um cartão de crédito.

-Uma excelente forma de poupar dinheiro é fazer dinheiro, por isso, porque não arranjar um part-time?

-Sempre que puder, traga alimentos ou outras coisas que normalmente precisa de comprar da casa dos seus pais ...

-Quando for às compras, opte pelas “marcas brancas”, as do supermercado, em termos de apresentação e paladar são iguais às outras.

-Sempre que possível, coma em casa. Se tiver de comer fora, escolha a cantina ,oferece as refeições mais baratas da universidade e arredores.

-Não compre mais do que vai consumir nessa semana (principalmente se vai para casa dos pais todos os fins de semana).

-Aprenda a comer bem e barato, existem inúmeras receitas online que lhe ensinam a fazer isso mesmo.

-Combine com os colegas de casa que cada um faz um jantar por noite para os restantes ,é uma excelente forma de poupar tempo e dinheiro.

-Quando viajar, escolha sempre os transportes públicos e não se esqueça de dizer que é estudante; os tarifários são mais baratos!

-Quando for para casa dos pais ao fim-de-semana tente descobrir alguém que vá para os mesmos lados e que lhe possa dar boleia.

-Em vez de instalar Internet em casa, usufrua dela na universidade e em todos os locais onde existe Internet grátis.

-Aproveite ainda a Internet para fazer telefonemas grátis via Skype e fale com os pais, amigos e namorados gratuitamente.

-Poupe dinheiro em roupa, ao reutilizá-la o trocar com os amigos(as). Existem muitos sites dedicados à reciclagem de vestuário, ensinando como se transformam t-shirts em saias, lençóis em vestidos e calças velhas em calções. Entretanto, pode descobrir que até gosta deste novo hobby… ou então peça à sua mãe para coser os seus novos visuais!

-Na altura das quadras festivas e aniversários, não se sinta obrigado a comprar uma prenda, todos sabem que é estudante!!!! Procure dividir esse presente com amigos ou familiares ou então ofereça algo feito por si.

-Pague sempre as contas dentro do prazo, se não, vai ter de gastar dinheiro adicional nas multas. -Saiba sempre quanto dinheiro tem no banco para não gastar o que não tem e ainda ficar a dever ao banco (ou ter de pedir aos pais um adiantamento da mesada!!!).

-Aproveite para ir ao cinema no dia do estudante, os bilhetes custam metade do preço.
-Fazer jantares em casa com os amigos –,onde todos trazem um prato, doces ou bebidas, fica muito mais em conta do que sair e é igualmente divertido. Se saírem e a ideia for “copos”, o bar universitário tem quase sempre os melhores preços. Em termos de discotecas, procure aquelas com “noite de estudante”.

-Para qualquer sítio que vá ,museus, jardins zoológicos, parques de diversão, lojas ,pergunte se existe desconto para estudante.

-Em vez de se inscrever num ginásio, junte os amigos(as) e joguem futebol, basquetebol, façam jogging ou caminhadas.

-Traga livros e DVDs da biblioteca da universidade, em vez de comprar ou alugar.

-Esteja sempre atento aos boletins informativos da universidade ,pode encontrar um sem número de cursos, workshops, palestras, peças de teatro ou concertos grátis ou a baixo preço.

-Utilize todos os recursos que a universidade possa disponibilizar (laboratórios, ginásio, consultas médicas, posto de enfermagem),afinal de contas, é para isso que servem as propinas.


Comentários