Dicas de Como Poupar na Cozinha

Image and video hosting by TinyPic
Podemos poupar dinheiro em quase todas as zonas da nossa casa e a Cozinha não é excepção.Muitas das vezes é mais o que se estraga de comida do que se aproveita,e a consequência é ter que se comprar mais comida,de novo... e portanto gastar mais dinheiro.
Veja estas Dicas que a/o podem ajudar a também,poupar na Cozinha.

-Comece por aprender a poupar nas compras de Supermercado;vá com uma lista previamente feita, faça as compras de barriga cheia, sem crianças e aproveite os cupões e promoções(sempre que possivel...).

-Não vá ao Supermercado todos os dias e se possivel,durante uma Semana. Cozinhe aquilo que tiver na cozinha – para além de poupar tempo e dinheiro,na gasolina do seu carro, irá esvaziar o seu stock de alimentos, descobrindo produtos que talvez já nem se lembrava que tinha.

-Poupe dinheiro em fruta e legumes,compre este tipo de alimentos exclusivamente dentro da sua época própria – para além de poupar dinheiro, a fruta e os legumes são mais saborosos quando são sazonais.
Pode aproveitar comprar mais quantidade e armazenar congelando,fazendo compotas,pickles e assim por diante.

-Cozinhe apenas o que vai comer, para não desperdiçar – Tenha um congelador organizado com as porções certas para a família.
Se desejar cozinhar em grandes quantidades,congele o que restar  para várias refeições...irá poupar energia e o seu tempo.

-Aproveite toda a comida que sobra;para almoçar no dia seguinte ou para fazer uma omeleta,um arroz ou uma massa. Use a sua imaginação e crie novas e saborosas receitas para os restos de comida.

-Poupar na cozinha também passa pela forma como se cozinha. Aprenda a poupar gás;cozinhe com as tampas nas panelas e numa boca do fogão adequada ao tamanho do tacho;não encha as panelas com demasiada água; depois da fervura, reduza a chama do fogão; ligue a boca do fogão apenas quando a panela estiver pronta para cozinhar e desligue-a 10 minutos antes do tempo previsto para finalizar a cozedura sem desperdício.

-Evite comprar bolos e sobremesas já prontas, opte antes por confeccioná-las você mesmo.Terá algo apetitoso que você fez e por metade do dinheiro!

-Para poupar nas despesas com carne e peixe, faça uma refeição vegetariana,ou massa Italiana,com queijo por exemplo.

-Tenha sempre uma panela de sopa feita – para além de ser um alimento económico, saudável e saciante, basta congelar em tupperwares individuais para ter sempre à disposição.

-Sempre que tiver de aquecer alimentos, opte pelo micro-ondas em vez do forno ou do fogão,será mais rapido e não terá que lavar muita louça.

-Tente confecionar o seu próprio pão.

-Escolha receitas que tenham os mesmos ingredientes em comum, ou seja, se comprou um pedaço de queijo parmesão para fazer uma lasanha, procure alternativas para o acabar de o gastar;numa salada ou omeleta por exemplo.

-Se possível, adquira os seus alimentos directamente dos produtores,serão mais baratos.

-Deixe os alimentos descongelar naturalmente em vez de os colocar no micro-ondas ou debaixo de água quente a correr.Pode pensar o que irá fazer no dia seguinte e descongelar então, á noite naturalmente.

-É possível congelar praticamente qualquer alimento, por isso, se tiver alguma coisa em excesso ou passível de se estragar, lave, arranje,cozinhe  e congele. O mesmo se aplica a enlatados – se tiver uma lata de cogumelos próxima da data de validade, cozinhe-os, preparando um molho, por exemplo, e depois congele.

-Uma boa sanduíche – com queijo, fiambre, ovo, tomate e alface – é uma receita rápida e económica. Junte-lhe uma sopa e uma fruta e terá uma refeição completa low-cost e sem muito trabalho,poupando também o seu tempo.

-Gastar menos electricidade na cozinha passa por manter o frigorífico e o congelador cheios e limpos. Para além disso, evite manter as suas portas abertas durante muito tempo enquanto retira ou coloca alimentos nos mesmos.
Uma dica económica é juntar tudo o que tiver para guardar ou retirar do frigorífico e fazê-lo de uma só vez.
Não coloque também,alimentos ainda quentes no frigorifico,isso fará com que ele tenha que gastar mais energia.

-Pesquise receitas económicas na Internet ou em livros de culinária – existem muitas opções para se poder comer bem e a baixo custo.
Image and video hosting by TinyPic

Comentários