Aprenda a Cuidar Melhor da Sua Roupa,com Estas Simples Regras!!!

Image and video hosting by TinyPic
Com as devidas dicas para cada etapa - lavar, secar e dobrar - você pode alcançar resultados dignos de uma Lavanderia profissional,com estas simples Regras.
O mais importante é mesmo,separar  as peças por cor para não manchar!!!Escuras de um lado, claras do outro...

1-Antes de levar as roupas à máquina é necessário separá-las. Forme blocos de peças brancas, claras e escuras, deixando de lado as de tecido mais delicado, que necessitam ser lavadas à mão. Você deverá lavar cada bloco separadamente. Retire sujeiras muito pesadas e outras manchas, verifique todos os bolsos, desdobre mangas e não se esqueça de fechar zíperes e ganchos. Peças estampadas e escuras devem ser lavadas do lado avesso.

2-Quando o bloco de roupas a ser lavado estiver muito sujo invista no modo"água quente"da máquina de lavar. Utilize a temperatura morna em tecidos de cor clara ou quando a sujeira for moderada. Vá de água fria quando as roupas não estiverem muito sujas ou forem de cor viva, correndo risco de desbotar.

3-A escolha do sabão também é muito importante para garantir um bom efeito na limpeza. Dê preferência aos líquidos, que podem ser usados na água fria. Além disso, eles são ótimos para retirar resíduos de comida e manchas oleosas. Já o sabão em pó dissolve melhor em água quente e auxilia na remoção de sujeira de lama, argila e terra. Não exagere na dose!!! Espuma em excesso dificulta o enxágue e deixa resquícios do produto na roupa.

4-Peças de tecidos delicados, como lingeries, devem ser lavadas à mão. Deixe as roupas de molho num tanque de água fria com um pouco de sabão. Depois, lave as peças uma a uma, esfregando com o auxílio de um sabão em barra. Deixe de molho novamente por mais dez minutos e enxágue em seguida. Retire o excesso de água da roupa sem torcê-la, pois pode deformá-la.

Lavando a roupa suja;

-Sempre verifique as instruções de lavagem disponíveis no verso da etiqueta das roupas.

-Não misture roupas com toalhas de banho.

-Dê adeus a punhos e golas de camisas encardidas, esfregando sabão de coco nos locais afetados antes de lavá-la.

-Se as roupas escuras mancharem as claras, coloque-as (ainda húmidas..) numa panela com água e sabão em pó. Espere ferver. Caso a mancha não saia, acrescente um pouco de açúcar e deixe agir. Esta dica só vale para roupas de algodão.

-Para as roupas escuras não amarelarem, acrescente sal e vinagre à água da máquina.

-Devolva a cor às roupas amareladas;adicione uma colher (sopa) de água oxigenada na última lavagem.

-Preguiça de lavar peças delicadas na mão? Coloque-as dentro de uma fronha, amarre e leve normalmente na máquina.

-Os vincos saem mais fácil quando você escolher a opção de vapor. Tome o cuidado de colocar a água no recipiente antes de ligar o eletrodoméstico.

-Retire aquelas rugas insistentes esfregando, no sentido dos fios, um algodão molhado com água. Passe o ferro no local em seguida.

-Distraiu-se e deixou uma mancha amarelada de ferro? Passe um chumaço de algodão embebido com água oxigenada até a marca sair. Coloque um pano embaixo do local para absorver o líquido.

-Turbine sua tábua de passar!!! Coloque, abaixo da manta, um pedaço de papel-alumínio. O calor é absorvido rapidamente e reflectido na roupa,diminuindo os movimentos de vaivém.

Roupa Estendida;

1-Retire as roupas da máquina e dê uma boa esticada nas peças para evitar o aspecto amassado e o aparecimento de muitos vincos. Vire-as do avesso e pendure-as no varal.

2-Peças pesadas necessitam de um tempo maior de exposição. O sol é uma boa, pois ajuda a eliminar todos os resquícios de alvejante e outros removedores de mancha.

3-Pendure calças pelas pernas, camisas pelas mangas e meias pelos dedos, junto ao seu respectivo par.

4-As roupas que serão passadas devem ser retiradas do varal quando, ao tocá-las, sentir que ainda estão húmidas. Já as outras podem ficar um tempo a mais. Cuidado para não exagerar ou a longa exposição pode deixar um aspecto de queimado nas peças.
Image and video hosting by TinyPic

Comentários