Dicas de Como Poupar Dinheiro No Ar Condicionado

Chega o bom tempo e os aquecedores e a lareira são rapidamente substituídas pelo ar condicionado – uma forma rápida e eficaz de arrefecer a casa quando as temperaturas sobem. Embora não seja uma energia eficiente, pois, o seu uso reflete-se na conta de eletricidade no final do mês, existem algumas dicas que permitem, direta ou indiretamente, poupar no ar condicionado...

1-Faça uma manutenção anual do sistema de ar condicionado, limpando regularmente o filtro: esta é a melhor forma de assegurar que o ar condicionado funcione eficazmente, sem desperdícios.

2-Se o aparelho do ar condicionado tiver também uma unidade exterior, certifique-se que estas não estejam muito longe uma da outra,senão o consumo energético vai aumentar.

3-Sempre que tiver o ar condicionado a funcionar, certifique-se que todas as portas e janelas da casa estão fechadas e, já agora, que estejam bem vedadas.

4-A instalação de vidros duplos é um investimento inicial com um excelente retorno futuro, uma vez que permite poupar no ar condicionado no Verão e no aquecimento no Inverno.

5-As melhores caixilharias para manter o calor no exterior são as de madeira e de PVC. As caixilharias em alumínio e sem isolamento térmico atraem o calor.

6-Mantenha candeeiros e outros produtores de calor longe do aparelho do ar condicionado, pois o calor emitido por estes vai fazer com que o ar condicionado trabalhe mais do que o necessário.

7-Apesar de ser sempre crucial manter os equipamentos eletrónicos desligados se não estiverem a ser usados, torna-se ainda mais importante no Verão, para que não se registe um sobreaquecimento da casa… e poupa ainda na fatura da eletricidade.

8-Troque as lâmpadas tradicionais por lâmpadas económicas – estas geram menos calor. Para além disso, desligue todas as luzes que não estão a ser utilizadas, apenas servem para aquecer mais o ambiente.

9-Feche o recuperador de calor situado sobre a lareira para evitar a fuga do ar fresco.

10-Equipe as janelas com autocolantes refletores que, contendo uma camada metálica, aumentam o poder refletor do vidro, diminuindo assim a quantidade de calor que entra pelas mesmas.

11-Certifique-se que as saídas do aparelho de ar condicionado não estejam obstruídas por nenhum objeto ou sujidade.

12-Evite utilizar o forno em dias de muito calor – para além de aquecer em demasia a casa, vai ter de usar mais o ar condicionado e/ou baixar a sua temperatura.

13-Programe as máquinas de lavar loiça, de lavar roupa e de secar roupa para trabalharem exclusivamente de noite (ou pelo menos depois do pôr do sol) – assim evitará uma cozinha ou lavandaria ainda mais quente.

14-Não utilize a máquina de secar roupa durante o Verão: é mais rápido e económico secar a roupa ao ar livre.

15-Troque os duches quentes por duches mais frios e evite o uso do secador, deixando o cabelo secar ao ar livre.

16-No final de cada banho ou durante o mesmo, ligue o exaustor da casa de banho/banheiro para retirar a humidade entretanto produzida.

17-Durante o dia, ou seja, nas horas de maior calor, mantenha as persianas e cortinas fechadas, para evitar aquecer demasiado a casa.

18-Antes de se deitar, programe o ar condicionado para desligar dali a 30 ou 40 minutos; caso contrário corre o risco de adormecer e deixar o aparelho a trabalhar toda a noite, o que não permite poupar dinheiro!

19-Em alternativa ao ar condicionado (ou depois de este ter trabalhado um pouco), ligue uma ventoinha de teto ou de pé para criar uma brisa dentro de casa e/ou fazer circular o ar.

20-Se a casa tiver mais do que um andar, passe o maior tempo possível no(s) andar(es) mais baixo(s), uma vez que são também os mais frescos.

21-Em casa, vista roupa fresca e programe a temperatura do ar condicionado de acordo com isso. Se ligar primeiro o ar condicionado no máximo, o mais certo é ter frio e vestir-se para “aguentar” o frio, o que apenas se traduz em gastos desnecessários.

22-Sempre que chegar da rua, retire os sapatos, de forma a permitir que o corpo arrefeça mais rapidamente.

23-É ainda possível poupar no ar condicionado com algumas alterações efetuadas no exterior da casa: coloque plantas junto ao aparelho do ar condicionado no exterior para arrefecê-lo e reduzir o seu esforço. Se possível, plante árvores e arbustos de sombra nos lados sul e oeste da casa, tornando-a assim mais fresca.

24-Um espelho de água, lago ou piscina também contribui para o arrefecimento das paredes da casa, graças à evaporação da água.

25-Recorra à vegetação para revestir o telhado – as plantas absorvem o calor, evitando que este entre para dentro de casa e crie o efeito estufa.

26-Se ainda estiver em fase de construção, evite o uso de pedra, cimento e asfalto nos lados sul e oeste da casa.

27-Se puder escolher, opte por pintar a casa de branco, uma vez que esta cor reflete o calor.

28-A instalação de toldos é uma excelente maneira de proteger varandas e pátios nas horas de maior calor, reduzindo também a temperatura dentro de casa.

29-Desligue o ar condicionado sempre que sair de casa ou reprograme-o para minutos antes da chegada prevista – estes aparelhos arrefecem rapidamente as casas, por isso, mais vale desligar e voltar a ligar mais tarde.

30-Saia de casa e vá aproveitar o ar condicionado de locais como museus, galerias de arte, bibliotecas, salas de cinema, centros comerciais… ou refresque-se numa piscina ou à beira-mar!


Comentários