Economia de Energia com Consciência Verde

Todos sabemos o que custa chegar ao final do mês.

Embora existam custos quase impossíveis de quantificar, há outros que, apenas por serem fixos, podemos regular e ajustá-los um pouco. Um deles é a conta de luz.

Embora eu esteja certo de que você também está tentando economizar nisso, não basta lembrarmos de algumas das medidas que podem fazer com que você gaste alguns euros nessa conta. 
Vamos fazer isso:


Verifique o consumo que gastou

O valor da fatura é dividido em três grandes grupos: o valor devido ao consumo realizado, o valor devido aos diferentes impostos que se aplicam à fatura e o valor da energia contratada. 
Esse último valor é fixo e depende da energia que você contratou e você o paga, mesmo que não acenda uma única lâmpada durante o mês, e é por isso que, se você contratou mais energia do que precisa, está perdendo dinheiro.

Como saber que poder contei e qual combina comigo? 
É fácil saber qual o poder que você contratou, basta verificar qualquer conta de luz e ver quantos quilowatts você contratou.

Para saber quanto você deveria ter contratado, existem várias calculadoras online como esta da Iberdrola que podem ajudá-lo. 
Basicamente, trata-se de adicionar o poder dos seus eletrodomésticos e relacioná-lo aos aparelhos que funcionam ao mesmo tempo.


Mantenha a sua casa isolada

Se você vai fazer reformas ou comprar sua primeira casa, preste atenção ao isolamento de paredes, tetos, portas e janelas. 
Se você compra o último andar de um prédio, ou ele é orientado para o norte, você tem muito mais possibilidades de pagar até 30% mais em aquecimento do que outro bem orientado e que não tem o teto ou o teto acima.

Se você não estiver nessa situação, lembre-se de levantar as cortinas no inverno quando o sol se põe, abaixá-las à noite e vice-versa no verão. 
Além disso, sirva como uma gaxeta para que não haja vazamentos de ar nas janelas, e você pode até criar ótimos isoladores para a corrente que entra por baixo das portas, como mostro neste vídeo.


Reduza os seus consumos

Pequenos gestos, como verificar se não há luzes acesas, não são necessários, desligue completamente os dispositivos sem deixá-los na baia (a luz piloto acesa), desconecte os carregadores dos telefones, tablets etc. quando não estiverem em uso, são pequenos gestos para ter conta

Lembre-se de encher completamente a máquina de lavar ou a lava-louças antes de usá-las, mantenha os filtros de ar na geladeira, no ar-condicionado ou na bomba de calor limpos ... ah! e nunca coloque comida quente na geladeira; pelo contrário, você deve descongelar: além de fazer com que a comida descongele melhor, você estará economizando energia.

Você também pode mudar as luzes da sua casa por LEDs. 
Atualmente, existem todos os tipos, com soquetes que se adaptam a quase todas as lâmpadas e consomem muito menos que as lâmpadas de menor consumo. 
Se você possui lâmpadas halógenas instaladas em casa, lembre-se de que elas possuem um transformador que deve ser removido se você quiser colocar LEDs. 

Comentários