O Que Deve Fazer Em Caso de Cheias

Em virtude das fortes chuvas destes últimos dias, gostaria de passar algumas orientações a respeito de como proceder em caso de enchentes.

Primeira Orientação é Para os Motoristas;

Não arrisque passar em áreas alagadas em que água ultrapasse a 25 cm dos pneus, se a correnteza for transversal não passe acima de 10 cm, pois há risco da perda do controle do veículo.
Em momentos de forte chuva tente colocar o veículo em um local alto e deixe as ruas livres para as equipes de socorro.
Em caso de alagamento abandone o veículo e busque refúgio a pé.

Segunda Orientação é Para os Pedestres:

Evite andar pelas águas, faça em casos extremos de necessidade, lembre-se de andar sempre em grupo e de preferência dando as mãos ou arranjando alguma coisa para amarrar a todos que passarão pelas águas, pois as ruas escondem buracos e tampas de esgoto abertas pela força da enxurrada.
Cuidado com as redes de energia, proteja o máximo o corpo, afaste-se de encostas e morros; cuidado no litoral ou nas margens de rio que podem ceder espaços de terra e provocar desmoronamento.
Busque abrigo em lugares altos e seguros.

Em Caso de Enchentes em Lugares Fechados as Orientações São a Seguintes:

Procure manter-se calmo, o desespero aumenta o risco, tente subir o máximo possível em segurança e aguarde socorro, se possível desligue a rede eléctrica, no caso de disjuntor, não desligue o relógio de força externo sem a devida protecção contra choques.
Não toque em objectos eléctricos que estejam plugados em tomadas.
Procure um caminho de fuga, ou seja, a água pode subir e às vezes é necessária uma rota de saída.
O celular é uma importante ferramenta em momento de socorro, evite boatos e siga as orientações dos órgãos oficiais.

Não retire objectos em enchentes em momentos da elevação da água, nesta hora o volume de acidentes é alto, a lama que entra junto provoca escorregões que podem tirar vidas.
Mas se for necessária, priorizar água, alimentos, dinheiro, remédios, luvas e roupas.
Lembre-se que em locais com grande volume de água provoca a queda de paredes, portanto o risco existe e não subestime a natureza.
Em lugares de grande sinistro só efectuem o conserto dos danos após a liberacção dos órgãos oficiais, geralmente a defesa civil.
Algumas vezes a água sobe lentamente, neste caso dê prioridades de retirada de documentos, roupas e electrodomésticos-utensílios mais úteis como: fogão, frigorifico e outros.
Procure a defesa civil, mas leve alimento para manutenção para as próximas 24 horas, que é o tempo em que às autoridades conseguem coordenar o auxílio.
No caso de deslizamento de terra os riscos são maiores e ajuda de técnicos preparados é necessário, o desespero pode provocar novos acidentes.
Em sinais de deslizamento ou ocorrendo procure lugares seguros e afaste do local de risco, para tal peça auxílio de vizinhos e amigos.
Não coma alimentos contaminados com a enchente, ferva alimentos não contaminados por 15 minutos e observando alterações não consuma em hipótese alguma.
Após enchentes, faz-se necessária a limpeza da caixa d’água com hipoclorito de sódio a razão de 125 ml para cada 500 litros de água ou 2 gotas para cada litro de água, acondicionar o lixo em recipientes e enterrá-los ou solicitar a coleta pública sua retirada, animais mortos devem ser colocados cal depois cobrir com terra.
Quando for limpar a residência após enchentes, tome certo cuidado, pois atrás de móveis podem estar cobras e outros animais que podem trazer transtornos.
Antes de ligar a electricidade secar as tomadas e o disjuntor para evitar curto circuito.
Em caso de dúvidas ligue imediatamente para a defesa civil, bombeiros.
Faça sua parte!

Esta é apenas uma pequena contribuição de tudo que pode ser feito, por favor multiplique e acrescente mais dicas a esta informação, muito obrigado!

Comentários