Tenha Espaço na Cozinha!!!

Para a felicidade de muitas donas de casa, enfrentar a cozinha é o mesmo que ter uma noite de pesadelos. Tudo começa com a organização, para tentar organizar escumadeiras, cebolas, travessas... Os malabarismos com as receitas, forno e fogão - para não falar do arsenal de eletrodomesticos... - demoram o dobro do tempo previsto, porque a cozinha parece crescer no meio da movimentação agitada à caça dos artefatos e dos ingredientes. Acabar com o tormento não é tarefa impossivel, basta apenas ter uma arrumação deste espaço com objetividade. Acostume-se a pensar na cozinha como um quarda-roupa, onde há espaços apropriados para cada tipo de peça que se pretende guardar. A primeira coisa a fazer é ter uma noção real do espaço disponivel na cozinha. Para isso desocupe todos os armários e gavetas. Aproveite para fazer uma limpeza geral em tudo - armários, gavetas e utensilios.

Agora mãos à obra!!!Comece separando os diversos times que jogam na sua cozinha. Utensilios de mesa, talheres de cozinha, alimentos frescos e enlatados, temperos e assim por diante. Observe bem o espaço da cozinha, a disposição dos moveis e eletrodomésticos.

-Se tiver armário debaixo da pia, guarde nele as panelas. Mas acomode-as de forma inteligente, deixando para o fundo aquelas que usa menos, como caldeirão, fôrma desmontável, assadeiras gigantes... Bem á mão devem ficar as panelas de tamanho médio com as tampas , frigideiras, panelas de pressão, escorredor de macarrão, fôrmas e assadeiras menores.

- Você pode guardar também ai utensílios de plastico que são sempre necessários, como lavador de arroz, ralador, espremedor de frutas, vasilhas e bacias. Lembre-se de que objetos quadrados ocupam menos espaço e são mais faceis de acomodar.

-Reserve um cantinho facil de alcançar para o detergente e vasilha com a bucha ou esponja e o sabão em pedra. Material de limpeza em cima da pia dá um aspecto desmazelado.

-Não guarde palha de aço junto com sabão. A ferrugem chega rápido e inutiliza o produto, além de fazer muita sujeira.

-Num espaço próximo ao fogão, pode ser numa prateleira ou armário fechado, deixe os temperos e ingredientes básicos para cozinhar, como óleo, sal, azeite, vinagre e condimentos. Jamais deixe alimentos proximos a material de limpeza.

-Em armários mais perto do fogão guarde os mantimentos sem misturar alimentos frescos com enlatados. Cereais, café, farinha e temperos podem ser acondicionados em frascos bem fechados. Se preferir, pode guardá-los no frigorifico, onde vão durar muito mais.

-Atenção na hora de arrumar as latas. Deixe produtos cuja data de vencimento está próxima logo à frente, para que sejam consumidos primeiro. Conforme for reabastecendo, coloque as compras novas na parte de trás, e assim sucessivamente.

-Frutas, cebolas e batatas devem ser guardadas ao ar livre. Você pode deixá-las numa fruteira ou cestos de arame pregados nas paredes da cozinha. Não guarde cebolas junto de batatas, porque uma acaba acelerando o amadurecimento da outra, e você pode perder a compra antes do tempo.

Comentários