Como Poupar Dinheiro Na Cozinha

A alimentação representa uma das maiores fatias do orçamento mensal de qualquer pessoa e, embora não seja possível deixar de comer, é possível e bastante fácil começar a poupar dinheiro na cozinha.

1-Poupar na cozinha começa por aprender a poupar nas compras de supermercado; desde ir com uma lista previamente feita, fazer as compras de barriga cheia, sem crianças e aproveitando os cupões e promoções, são muitos os truques que o podem aliar na hora de abastecer o frigorífico e a despensa.

2-Não vá ao supermercado durante uma semana(eu por exemplo,vou só de 15 em 15 dias...)e cozinhe exclusivamente com aquilo que tiver na cozinha – para além de poupar dinheiro, irá esvaziar o seu stock de alimentos, descobrindo produtos que talvez já nem se lembrava que tinha.

3-Poupe muito dinheiro em fruta e legumes, bastando para isso comprar este tipo de alimentos exclusivamente dentro da sua época própria – para além de poupar dinheiro, a fruta e os legumes são mais saborosos quando são sazonais.

4-Cozinhe apenas o que vai comer, para não desperdiçar – isto passa por ter um congelador organizado com as porções certas para a família em questão.

5-Por outro lado, se cozinhar em grandes quantidades e depois congelar para várias refeições vai poupar energia.

6-Aproveite toda a comida que sobra;para almoçar no dia seguinte ou para juntar tudo num tacho e fazer uma omeleta ou uma massa.
Use a sua imaginação e crie novas e saborosas receitas para os restos de comida.

7-Poupar na cozinha também passa pela forma como se cozinha. Aprenda a poupar gás;cozinhe com os testos nas panelas e numa boca do fogão adequada ao tamanho do tacho;use a panela de pressão; não encha as panelas com demasiada água; depois da fervura, reduza a chama do fogão; ligue a boca do fogão apenas quando a panela estiver pronta para cozinhar e desligue-a 10 minutos antes do tempo previsto para finalizar a cozedura sem desperdício.

8-Evite comprar bolos e sobremesas já prontas, opte antes por confeccioná-las você mesma. O resultado? Um doce caseiro por metade do dinheiro,além de ficar muito satisfeita com os elogios dos seus familiares e amigos!!!!

9-Para poupar nas despesas com carne e peixe, faça uma refeição vegetariana uma ou duas vezes por semana.

10-Tenha sempre uma panela de sopa feita ,para além de ser um alimento económico, saudável e saciante, basta congelar em tupperwares individuais para ter sempre à mão
.Porque não um prato de sopa ao jantar,com uma sandes e uma peça de fruta?!Além de poupar,dormirá melhor sem o estômago estar cheio...

11-Sempre que tiver de aquecer alimentos, opte pelo micro-ondas em vez do forno ou do fogão.

12-Confeccione o seu próprio pão.Não é tão dificil assim,e pode juntar outros ingredientes que desejar,como nozes,por exemplo...

13-Escolha receitas que tenham os mesmos ingredientes em comum, ou seja, se comprou um naco de queijo parmesão para fazer uma lasanha, procure alternativas para o acabar de gastar; numa salada ou omeleta por exemplo.

14-Sempre que possível, adquira os seus alimentos directamente dos produtores.

15-Deixe os alimentos descongelar naturalmente em vez de os colocar no micro-ondas ou debaixo de água quente a correr.

16-É possível congelar praticamente qualquer alimento, por isso, se tiver alguma coisa em excesso ou passível de se estragar, lave, arranje e congele.
O mesmo se aplica a enlatados;se tiver uma lata de cogumelos próxima da data de validade, cozinhe-os, preparando um molho, por exemplo, e depois congele.

17-Uma boa sanduíche – com queijo, fiambre, ovo, tomate e alface – é uma receita rápida e económica.
Junte-lhe uma sopa e uma fruta e terá uma refeição completa low-cost.

18-Gastar menos electricidade na cozinha passa por manter o frigorífico e o congelador cheios e limpos.
Para além disso, evite manter as suas portas abertas durante muito tempo enquanto retira ou coloca alimentos nos mesmos.
Uma dica económica é juntar tudo o que tiver para guardar ou retirar do frigorífico e fazê-lo de uma só vez.

19-Utilize menos carne ou peixe, optando por uma maior quantidade de ingredientes mais económicos como legumes dentro da época, arroz ou massa.

20-Pesquise receitas económicas na Internet ou em livros de culinária ,existem muitas opções para se poder comer bem, mesmo a baixo custo.
Pode descobrir deliciosas receitas e fáceis de preparar no meu Blog de Culinária;

Comentários