Como Praticar Exercício Físico Gratuitamente

Não precisa muito dinheiro em inscrições de ginásio e equipamento topo de gama para praticar exercício físico e manter-se em boa forma física.
Estas simples actividades são prova disso;

Caminhar.

Uma das formas mais eficazes e económicas de praticar exercício físico é simplesmente caminhar.
Precisa apenas de um par de sapatos confortáveis e algum tempo livre; de manhã para começar bem o dia, à hora do almoço para espairecer, depois do jantar para facilitar a digestão, quando levar o cão para passear, se precisar de ir comprar pão (ou outra coisa qualquer ao supermercado), na praia ou no campo.

Correr.

Se prefere algo um pouco mais acelerado do que caminhar, então aumente o ritmo – dos pés e cardíaco – e dedique-se ao jogging.
Uma excelente maneira de se manter em forma, pode ser praticada a qualquer hora do dia e não precisa mais do que aquilo que provavelmente já tem em casa: sapatilhas, roupa desportiva e um MP3 recheado de músicas mexidas!
Também existem equipamentos que pode ter em casa e fazer esses exercícios...

Subir escadas.

Não precisa de pagar aulas de step para desfrutar dos benefícios dessa actividade – basta subir e descer as escadas de casa, do seu prédio ou do escritório para uma sessão de treino energizante.
Repita todos os dias e em todos os locais onde possa trocar o elevador pelas escadas – as suas pernas agradecem!

Nadar.

Se mora perto do mar ou tem fácil acesso a uma piscina, vista o fato de banho e lance-se à água para umas boas braçadas de exercício físico.
Para além de trabalhar todo o corpo, o contacto com a água é muito tranquilizador, ideal para dissipar todo o stress acumulado.

Andar de bicicleta.

Quem não tem uma bicicleta guardada na garagem, pronta para ir dar umas voltas?
O ciclismo é uma excelente maneira de se manter em forma, enquanto passeia, podendo escolher um itinerário e uma paisagem diferente todos os dias.
A verdade é que muitas cidades já disponibilizam ciclovias, que asseguram a segurança dos amantes das duas rodas.
Para além de ser uma óptima maneira de poupar combustível e o meio ambiente, é uma excelente alternativa para quem procura uma forma divertida e gratuita de praticar exercício físico.

Brincar com as crianças.

Liberte a criança que há em si e entregue-se às brincadeiras dos seus filhos ou sobrinhos – corra, salte, brinque às escondidas ou à bola!
Só o facto de tentar acompanhar a energia incessante da pequenada já vai aumentar o seu ritmo cardíaco, ao mesmo tempo que passa tempo de qualidade com quem mais gosta.

Yoga

Se quer ter um momento para si para exercitar-se e relaxar,estenda seu tapete e faça Yoga.
Pode fazer em casa,no jardim,junto á Piscina ou na Praia,tomando ao mesmo tempo banhos de Sol.

Jardinagem.

Pode não parecer mas todos os movimentos efectuados na prática de jardinagem podem ser considerados exercício físico – levantar-se, baixar-se, sentar-se, pôr-se de cócoras, ir buscar isto ou aquilo, semear, arrancar ervas daninhas, aparar arbustos, cortar a relva (de preferência com um cortador manual para poupar energia) e limpar o jardim vão pôr todos os músculos a mexerem-se.
Faça como eu,aproveitando o ar livre, junta o útil ao agradável!

Faça parte da equipa.

Não gosta de praticar exercício físico sozinho, mas não quer gastar dinheiro num ginásio?
Integre uma equipa e pratique um desporto colectivo – basta juntar uns amigos para jogar uma partida de futebol ou basquetebol, tornando isso um hábito semanal.
Prefere menos gente? Só precisa de mais uma pessoa para jogar uma divertida e enérgica partida de ténis.

Comentários