Aprenda a Fazer Um Banho de Ritual de Beleza e Bem Estar

Você sabia que o banho, além de ser um hábito de higiene, pode ser transformado num verdadeiro ritual de beleza? Sem falar no bem-estar que traz para o corpo inteiro e na sua capacidade de repor as energias e melhorar a disposição?

Desde os romanos, os banhos estão associados ao prazer e à saúde. Eles davam tanta importância aos banhos que em todos os territórios conquistados, mesmo nos mais distantes, a preocupação em construir termas era tão grande quanto em erguer templos e fazer estradas.
Este hábito foi difundido entre os outros povos, tanto é que conhecemos os famosos banhos de leite, de ervas e essências de Cleópatra, conhecida por sua beleza, inteligência e sedução. Os filmes que retratam esta época mostram os grandes guerreiros, tomando banho e tratando de assuntos pertinentes às novas batalhas e conquistas, nas suas fumegantes e perfumadas “tinas” de banho.
Enfim, o banho é muito mais que higiene...Pois bem, venham comigo e conheçam estas dicas especiais, que podem tornar um simples banho, num verdadeiro ritual de prazer, beleza e saúde.

Temperatura - os banhos sejam de chuveiro ou imersão, nunca devem ser excessivamente quentes, pois ressecam a pele e provocam ou agravam as varizes e celulite. Quem tem problemas de pulmão deve ficar longe dos banhos quentes, o banho morno é indicado, de manhã, o banho deve ser mais para frio, para acordar os músculos e preparar o corpo para um dia agitado. O banho da noite pode ser mais para morno, para relaxar e preparar o corpo para um sono gostoso.

Ducha fria - para firmar os tecidos, sempre banho frio. Se tiver um chuveirinho manual, dirija seu jato fazendo movimentos circulares por todo corpo. Comece na nuca, ombros, costas, peito, ventre e finalmente, pernas e braços. Se não aguentar a ducha fria completa, tente pelo menos uma ducha parcial, começando pelos pés, pernas e joelhos e, depois, faça o caminho de volta, em direção aos pés.

Quente e frio - no chuveiro, alterne água fria e água quente, o choque térmico ativa a circulação.

Banho de imersão – para tornar mais duradouro o efeito de um banho de imersão, ao sair, enrole-se numa toalha ou use um roupão, sem enxaguar o corpo. Se usar um creme hidratante, passe-o pelo corpo ainda molhado.

Tonificar – durante o banho, friccione energicamente a pele com uma esponja natural para tonificar os músculos e reativar a circulação do sangue. Faça o mesmo nas costas, com a escova de cabo comprido.

Creme – antes de entrar no chuveiro, passe no rosto e no pescoço uma boa camada de creme nutritivo. O vapor facilita a penetração do creme na pele e intensifica seus efeitos, tanto no rosto quanto no corpo.

Banhos de Ervas;

Antes de uma festa, depois de uma prova na escola, de um trabalho difícil, de um dia estafante e stressante, um banho de imersão é sempre relaxante, principalmente se souber usar as propriedades terapêuticas de ervas e flores, que são encontradas em farmácias ou lojas de produtos naturais e em casas de ervas.

Basta fazer uma infusão com 3 colheres de sopa de erva ou da flor escolhida em dois copos de água, leve a água para ferver, ao levantar fervura acresce a erva ou flor. Apague o fogo, descanse tapado por 10 minutos, coe e junte á água do banho.

As flores passaram a participar da composição de cosméticos graças a sua ação hidratante, amaciante, calmante e nutritiva, assim, estão presentes em sabonetes, shampoos, espumas e cremes e são produzidos com óleos retirados das sementes ou das pétalas das flores.

Conheça os efeitos de algumas num momento mágico de relaxamento e reposição das energias;

Alecrim – tem as mesmas propriedades da camomila, dá vida nova ao corpo cansado depois de um dia de trabalho.

Alfazema – já era utilizada pelos romanos em banhos e massagens, relaxante e suavemente perfumada, a alfazema tem propriedades antissépticas, ideais para peles com acne. Pode acrescentar ao banho algumas gotas de óleo de amêndoas doces, é um excelente hidratante.

Camomila – é usada há mais de 4 mil anos na cosmética, para clarear a pele e o cabelo, agradavelmente calmante, ajuda a fazer uma limpeza completa da pele. É utilizada depois das depilações, para combater a vermelhidão da pele. Um saquinho de flores de camomila no banho quente diminui o cansaço e o inchaço das pernas. Humedeça dois chumaços de algodão na água do banho e coloque-os sobre os olhos, que ficarão claros e brilhantes.

Folhas de eucalipto – tem poder energizante, ou seja, dá uma disposição invejável, experimente fazer um chá com as folhas de eucalipto, coá-lo e despejá-lo no banho de imersão.

Hamamélis - devido às suas características adstringentes, é usada em produtos destinados à limpeza da pele e também para combater a oleosidade dos cabelos tem ação anti-inflamatória e bactericida.

Flor de laranjeira - dá uma deliciosa sensação de frescor e de descanso, tem ação tonificante, ideal para peles e cabelos ressecados. A flor de laranjeira é adstringente e fecha os poros excessivamente dilatados.

Hortelã – tonifica os músculos e renova as energias, amacia a pele e tem um efeito desodorizante.

Jasmim – age como calmante em peles secas e sensíveis, um banho com produtos à base de jasmim ajuda a relaxar.

Melissa – proporciona um banho relaxante e perfumado. Antes de dormir, um banho com melissa garante um sono tranquilo.

Orquídea –o seu óleo é usado para amaciar e hidratar a pele.

Rosa – rica em vitamina c, é antisséptica, tonificante, adstringente e amaciante, a água de rosas é usada para lavar cabelos oleosos.

Sal grosso – altamente relaxante, pode ser acrescentado ao banho de imersão, que deve ser morno.

Sálvia – erva de efeito anti-inflamatório, ajuda a combater cravos e espinhas, é especialmente recomendada para quem tem pele oleosa.

Loção para após o banho - misture em partes iguais, extrato de hamamélis e água mineral sem gás e guarde num vidro esterilizado e bem fechado. Use diariamente após o banho, para amaciar a pele.

Banho para repor as energias - faça um chá com 200 gramas de flores de alfazema em 3 litros de água.
Ferva a água, acrescente a erva e deixe ferver por 3 minutos, desligue o fogo, tape durante 10 minutos, coe e adicione a água da banheira. Fique uns 10 minutos “de molho”, depois disso você estará cheia de energia e disposição.

Banho para relaxar - depois de um dia extremamente cansativo ou antes de ira para cama, para ter um sono mais reparador: coloque 15 a 20 gotas de óleo de essência de flor de laranjeira numa banheira com água quente, “fique de molho” por uns 10 minutos.

P.S- quem não tiver banheira, poderá fazer uso destes banhos, preparando-os antecipadamente, colocando-os num recipiente. Após o banho de chuveiro, enxague-se com um destes banhos, enrole-se numa tolha e deixe-se secar naturalmente.

Comentários