Ervas Medicinais Nossas Amigas


 
“Vinca Minor”(Pervinca)-Congrossa;

Em infusão, limita as regras(Menstruação) demasiado abundantes e as
Diarreias. Bochechada, estanca sangramento da Boca e do Nariz. Trata de Anginas e de Dores de Dentes. Uma pomada dela constitui bom remédio para Hemorroidas Sanguinolentas.

Partes Utilizadas;
Toda a Planta, fresca ou seca. A mesma utilização para a “Vinca Major” .No entanto é desaconselhável a Congrossa para uso interno.

“Verbena Officinalis”-Verbena;

Em infusão acalma a Tosse e combate a Fadiga Nervosa. Acalma os espasmos Menstruais e estimula a Lactação. Em compressa, trata de Dores de Cabeça, Nevralgias e Reumatismos.

Partes Utilizadas;
A Planta inteira e seca.

Viola Odorata-Violetas de Cheiro;

Expectorante, Laxante(Raízes).Infusão de Folhas e Flores em Bochechos e Gargarejos acalma a Dor de Garganta. Utilizam-se as Raízes para acalmar Bronquites, Constipações e Tosse Convulsa, mas cuidado, provocam Vómitos em dose forte. Tem propriedades Calmantes.

Partes Utilizadas;
Flores e Folhas secas, Raízes frescas. Outras Violetas como os Amores Perfeitos(Viola Tricolor)tratam também de Afetações Cutâneas e os Reumatismos.

Origanum Vulgare-Oregão;

Sedativo, Antiespasmódico, Carminativo e Expetorante. Em chá, efeitos Benéficos contra as Insónias, Espasmos Intestinais, Menstruais, Dor de Cabeça e Constipações. Combate  Stress e as Tonturas. O Óleo de Oregão alivia as Dores de Dentes.

Parte Utilizada;
Planta Inteira, fresca ou seca.

Lamium Album-Urtiga Branca;

E infusão, é um Remedio para as Diarreias, a Disenteria e as Hemorragias Internas. Regulariza os Períodos Menstruais, trata os Rins e Purifica o Sangue. O Banho de Pés, alivia as Ulceras e a Gota. Limpa as Chagas e Furúnculos.

Partes Utilizadas;
Toda a Planta depois de seca.

Daucus Carota-Cenoura;

Diurética, Carminativa e Estimulante. Contém Caroteno, Pró-Vitamina de Vitamina A, essencial para a vista. Remedio eficaz contra Gazes, Diarreias e Vermes Parasitas. Em forma de Cataplasma, a polpa alivia as Queimaduras, as Ulceras e os Eczemas.

Partes Utilizadas;
Raiz fresca ou em pó.

Allium Sativum-Alho;

O Sumo fresco é um bom Antisséptico aplicado nas Feridas. Combate a Bronquite, Constipações, Gripe, facilita a Digestão, alivia a Flatulência e a Dor de Estomago, Vermífugo.

Partes Utilizadas;
Dentes ou Sumo, extraído dos mesmos.

Fragaria Vesca-Morangueiro;

O Chá das Folhas trata das Diarreias, Dores de Estomago e Disfunções do Fígado. Cataplasma de Folhas contra Ulceras e Feridas Infetadas. O Fruto rico em Vitamina C, combate os Estados Febris. Sumo fresco do fruto, utiliza-se para limpar a pele.

Partes Utilizadas;
Raízes Jovens e folhas tenras secas, Frutos. Os Morangueiros Cultivados têm menos interesse que os Silvestres.

Borago Officinalis-Borago;

Na Idade Media utilizava-se como Antidepressivo. Em Infusão Estimula os Rins e alivia a Bronquite, combate a Febre e acelera a Convalescença. Também alivia o Reumatismo.

Partes Utilizadas;
Flores e Folhas secas.

Rosmarinus Officinallis-Alecrim;

Em Infusão ativa o funcionamento do Fígado e dos Rins, Tónico Cardíaco, eleva a Tensão Arterial e melhora a Circulação do Sangue. Balsamo contra as Dores Musculares e Reumatismo, Cicatriza as Feridas.

Partes Utilizadas;
Folhas secas.

Melissa Officinallis-Erva Cidreira;

Em Infusão diminui a Ansiedade, alivia as Indigestões Nervosas, alivia a Dor de Cabeça, combate as Insónias e as Dores Menstruais. Bebida refrescante em caso de Constipação e Gripe acompanhadas de Febre. Alivia Catarros Cronicos.

Partes Utilizadas;
Toda a Planta, fresca ou seca, colhida antes da Floração.

Mentha x Piperita_Hortelã  Pimenta;

Em Tisana alivia a Digestão, combate o Meteorismo, as Cólicas Intestinais, Náuseas e Ardores de Estomago. Alivia a Tosse, as Constipações, Ansiedade, Insónias. A Aplicação em Balsamo alivia as Dores de Cabeça e Reumatismos.

Partes Utilizadas;
Folhas frescas ou secas.

Ilex Aquifolium-Azevinho;

Uma Decocção das Folhas faz baixar a febre e combate o Catarro e a Gripe. Eficaz contra a Bronquite, a Artrite e o Reumatismo.

Partes Utilizadas;
Folhas tenras, frescas ou secas. Cuidado, as Bagas são Toxicas e Provocam fortes Vómitos!!!

Pinus Sylvestris-Pinheiro Silvestre;

Utilizado em forma de Inalações ou Infusão contra as Doenças Respiratórias, Catarro Cronico e Asma. Em Banhos combate a Fadiga, as Irritações de Pele e as Feridas Leves. Não Use Internamente.

Partes Utilizadas;
Caules jovens e Gemas pegajosas ao tato devido á Resina, especialmente na Primavera.

Calendula officinallis-Calendula;

A Infusão alivia os Espasmos do Estomago e Intestinos. Eficaz contra a Tosse, a Asma e os Problemas do Fígado. Limpa Cortes, Ulceras e Hematomas. Em forma de Gargarejos, para o Sangramento das Gengivas.

Partes Utilizadas;
Flores secas. O Sumo das Folhas pode substituir as Infusões e Limpar as Feridas.

Chamaemelum Nobile-Camomila;

Em Tisana, tem efeito Calmante, Sedativo. Apazigua a Ansiedade, a Insónia e as Nevralgias. Conservada na Boca alivia as Dores de Dentes. Alivia os Espasmos de Estomago e Menstruais. Como Cataplasma, contra Contusões e Inchaços.

Partes Utilizadas;
Flores secas.

Calluna Vulgaris-Urze;

As Folhas em Infusão tratam de Cálculos Renais, aliviam Reumatismo e a Artrite. Também combate as Insónias.

Partes Utilizadas;
Espigas Florais frescas ou secas.

Lavandula Angustifolia-Alfazema;

Em Infusão alivia as Dores de Cabeça, a Flatulência e as Cólicas. Combate as Vertigens. Em uso externo(Loção)é eficaz contra Dores Musculares e Reumáticas. O Óleo de Lavanda(Alfazema) diluído na água do Banho alivia o Cansaço.

Partes Utilizadas;
Flores parcialmente abertas, frescas ou secas.

Foeniculum Vulgare-Funcho;

Em Infusão, estimula o Apetite e alivia as Cólicas Intestinais. Eficaz contra Dores de Garganta, Catarro, Bronquite. Estimula a Lactação após parto. Em Banhos alivia os olhos sensíveis.

Partes Utilizadas;
Frutos.

Coriandrum Sativum-Coentros;

Os Frutos estimulam o Apetite, facilitam a Digestão e eliminam os Gases. Eficaz, também contra Diarreias e as Cólicas.

Partes Utilizadas;
Frutos.

Linum Usitatissimum-Linho;

As Sementes trituradas incham nos Intestinos, estimulando  seu funcionamento., combatendo a Obstipação. O Óleo em Cataplasma é bom para o Reumatismo e outras Inflamações. Utiliza-se também nas Constipações. Trata da Dispepsia, Gastrite e os Cálculos Renais.

Rosa Canina-Rosa Canina;

Muito rica em Vitamina C, a Infusão ou o Xarope dos Frutos tratam os Cálculos Renais e a Gota. Eficaz contra o Catarro e contra  Escorbuto. Alivia as Dores de Estomago e as Diarreias.

Partes Utilizadas;
Frutos, aos quais se retiram os Pelos e as Sementes. Folhas em Infusão.

Malus Sylvestris-Macieira Brava;

As Maçãs regulam o Aparelho Digestivo, prevenindo Diarreias e Prisão de Ventre. Controlam o Colesterol, Purificam o Sangue, combatem a Gota e o Reumatismo, impedem a Formação de Cálculos Renais.

Partes Utilizadas;
Fruto maduro, cru ou cozido.

Juniperus Communis-Zimbro Comum;

Os Frutos frescos ou em Infusão estimulam a Digestão e eliminam os Gases Intestinais. Contra as Doenças dos Rins, no entanto, em doses elevadas, pode produzir irritação nos Rins. Alivia o Reumatismo.
Partes Utilizadas;

Frutos, frescos ou secos.

Quercus Robur-Carvalho Comum;

A Infusão de pó da casca Alivia as Diarreias, a Disenteria, e a Dispepsia. Gargarejos contra as Infeções da Boca e da Garganta. Em uso externo, trata de Problemas Vaginais e das Hemorroidas. Banhos Oculares, Loção para Peles irritadas.

Partes Utilizadas;
Casca seca extraída dos ramos.

Petroselinum Crispum-Salsa;

A Infusão das Sementes e das Folhas, ou de Raízes, estimula os Rins e elimina os Cálculos Renais, trata também da Hidropisia e da Icterícia. Facilita a Digestão e Combate o Meteorismo. Banhos Oculares.

Partes Utilizadas;
Sementes, Raízes frescas ou secas. As Folhas  contêm Vitamina C.

Rubus Fruticosus-Silva(Amoreira);

A Infusão das Folhas combate as Diarreias e os Transtornos de Estomago. A Decocção das Raízes tem efeitos mais pronunciados. Também combate a Hidropisia. Os Frutos oferecem uma ação eficaz contra Diarreias.

Partes Utilizadas;
Raízes e Folhas secas. Os Frutos são ricos em Vitamina C.


 

Comentários