Dicas de Férias Mais Baratas

Com a chegada das férias de Verão  a grande maioria das pessoas está pensando em como aproveitar as férias e ao mesmo tempo não comprometer muito a economia doméstica .

Claro que não é uma tarefa fácil, existem muitas dicas e ideias que podemos tentar colocar em prática, mas, por fim, adaptar conselhos muito específicos às nossas finanças pessoais pode ser difícil, pois nem todos nós administramos nosso dinheiro da mesma maneira.

Vou tentar propor pelo menos cinco dicas genéricas, que embora sejam bem conhecidas, não custa lembrar e refrescar a memória sobre os assuntos que podem nos ajudar.

-Não use produtos de financiamento para pagar férias. Este é um erro muito comum que a única coisa que faz é adiar as dívidas para o mês seguinte ou para os meses seguintes, além disso, aumenta radicalmente nossas opções de super endividamento da economia familiar. Embora pareça restritivo, é melhor pagar o que pode do que o que não tem.

-Seja flexível nos destinos. Todos nós sabemos disso, mas nem todos nós o aplicamos. No Verão, geralmente, se tivermos que decidir, optaremos por destinos que se enquadrem na lógica do Verão, no entanto, procurar outros destinos que não se enquadrem nessa lógica pode significar férias igualmente boas e provavelmente muito mais baratas.

-Seja flexível com as datas. Isso é mais difícil, pois geralmente não podemos decidir sobre cartões de férias, se assim for, se tivermos sorte o suficiente, obviamente devemos ter flexibilidade suficiente para escolher datas fora dos meses mais caros de Julho e Agosto.

-Controle suas despesas como durante o resto do ano ou melhor. É preciso considerar fixar um orçamento de despesas para não desequilibrar o nosso equilíbrio econômico. Aqui devemos controlar desde o que queremos gastar com alimentação até um orçamento para compras e lazer, ter isso claro antes costuma ser uma ótima economia final.

 -Ao viajar, considere que nem todos os meios de transporte são iguais. Temos uma tendência evidente a generalizar e assim associar um meio de locomoção a um preço quatro. No Verão isso é muito variável, de fato, podemos encontrar perfeitamente voos de última hora para nossos destinos a um preço infinitamente menor do que se viajarmos por estrada.



Comentários