Dicas Para Consumir Menos Gasolina Neste Verão

Durante o Inverno, o uso de veículos particulares está relacionado aos hábitos diários relacionados ao deslocamento para o trabalho e viagens curtas, fugindo do frio e das chuvas. No entanto, no Verão os veículos privados são utilizados para viagens longas e nestes casos o custo do combustível aumenta não só, para as viagens mas também para  o ar condicionado ou com a forma de condução do veículo e a própria manutenção.

Existem algumas recomendações básicas que nos ajudarão a racionalizar os gastos e, assim, economizar uma quantia variável, mas que, mantendo o ano inteiro a mesma atitude, pode acabar sendo respeitável.

Como por exemplo;

-Manutenção prévia do veículo: Se é sempre aconselhável manter o veículo com manutenção ideal, isso é multiplicado no Verão para  as viagens longas. Um bom estado geral do carro pode resultar em menor consumo de combustível.

-Condução eficiente: O manter um tipo de condução não agressivo, com velocidades constantes, sem muitas trocas de marcha ou acelerações ou frenagens também contribui para um uso mais racional do combustível do veículo.

-Marchas mais altas?: Embora dependa de cada veículo, fazer trocas de marchas sem grande excesso de rotações e aproveitar as marchas altas em relação ao desempenho do motor parece ser outro aliado do menor consumo de combustível .

-Cuidado especial com os pneus: Apesar de estar incluso na manutenção prévia do veículo, o Verão também é um momento propício para uma boa revisão dos pneus e a sua substituição em caso de desgaste excessivo, além de manter a pressão adequada, algo que por outro lado deve estar sempre presente.

-Ar condicionado: O uso correto do ar condicionado pode economizar muito combustível. Em geral tendemos a abusar das baixas temperaturas nestes aparelhos que multiplicam o consumo de combustível, uma temperatura média em torno de 21° ou 22° é mais que suficiente para nos manter frescos.


Comentários