Quem nunca teve um ataque de soluço? O que é engraçado e surpreendente no início, depois de um tempo se torna irritante, perturbador e às vezes até doloroso. Hoje vamos falar sobre o que são soluços e como combatê-los.
Curiosidades
Para fazer boca quero contar algumas curiosidades sobre soluços.
Você sabia que quase todos os mamíferos podem ter soluços?
Os fetos também têm soluços, apesar de não respirarem ar no útero.
O soluço costuma ser um distúrbio agudo, ou seja, de curta duração e que pode durar de alguns minutos a alguns dias.
Normalmente há entre 2 e 60 "quadris" por minuto.
No entanto, às vezes os soluços podem se tornar crônicos e durar meses ou anos, causando grandes dificuldades para quem sofre de dormir, comer, falar, se relacionar... e durou nada menos que 68 anos.
Soluços e as suas causas
Embora todos saibamos perfeitamente o que é e quando temos um ataque de soluços agudos, você pode não saber o que realmente é.
O soluço é um movimento reflexo, portanto involuntário, de contração e relaxamento súbitos do diafragma.
O diafragma é, como você sabe, o músculo que separa o tórax do abdômen.
É uma espécie de parede que converte o interior do nosso baú em dois grandes compartimentos.
Além de separar, o diafragma é de grande importância tanto na respiração quanto na digestão, mas isso é outra questão... o diafragma.
Esse espasmo desencadeia uma saída repentina do ar que está nos pulmões, o fechamento da epiglote e o "hic" característico que todos conhecemos.
O soluço, ao contrário de outros movimentos reflexos, como o espirro, não possui nenhuma função defensiva conhecida do organismo.
É causada pela superexcitação do diafragma após uma refeição pesada, ingestão de excesso de ar ou ingestão de bebidas carbonatadas.
Às vezes parece ser um reflexo involuntário sem causa aparente.
Como parar os soluços
Embora os mesmos métodos para parar os soluços não funcionem para todos nós, parece que respirar ar viciado dentro de uma bolsa e evitar a oxigenação adequada do corpo por alguns segundos ajuda a parar os soluços.
Isso acontece porque o corpo entra em alerta e nesse momento concentra todos os seus recursos em devolver às células o suprimento correto de oxigênio que elas não estão recebendo naquele momento, paralisando outras atividades menos importantes, e com elas os soluços.


Comentários
Enviar um comentário